Complexo regional Amazônico

Em meio ao vasto Complexo regional Amazônico podemos encontrar mais um presente da natureza de suma importância para a população da região: A Castanha-do-brasil ou Noz amazônica.

A castanha do Acre por exemplo, é o produto que lidera as exportações no estado e garante a renda de muitas famílias carentes que residem na localidade.

Os Estados que compõem a Região Norte Brasileira (Acre, Amazonas e Pará) são atualmente os maiores produtores do País em relação à distribuição e produção da castanha-do-Brasil, o estado do Acre por sua vez, domina 20% do mercado nacional de castanha.

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviço (MDCI) nos primeiros quatro meses de 2018, a exportação do produto já representa quase 46%, ou seja aproximadamente 26 milhões de dólares de renda, desse modo o estado está tornando-se o 2º maior produtor de castanha no Brasil, com mais de oito toneladas desde 2016, de acordo com o (IBGE).

O Governo do Acre estipulou como meta um investimento de aproximadamente R$ 86 milhões na produção de castanha, o que favorecerá os produtores locais.

Para mais informações sobre a economia Acreana acesse o portal do Ministério da Indústria, Comercio Exterior e Serviços.

Para saber mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *