Cidades e Sustentabilidade

O crescimento desenfreado das cidades tem sido um assunto muito contestado pela população em geral.

Grandes capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte já aderiram diversos projetos sustentáveis afim de diminuir os impactos que esse processo de expansão pode acarretar e servem como exemplo para as regiões norte e nordeste do Brasil.

Mas afinal, até onde esse crescimento pode atingir o meio ambiente e suas riquezas?

O processo de urbanização afeta toda a população e o ecossistema de modo geral e as cidades da região norte do Brasil tem se preocupado com essa questão cada vez mais, afim de preservar sua vasta área de vegetação que contrasta com suas grandiosas metrópoles.
O planejamento de uma cidade requer controle, direcionamento e principalmente estudo das consequências de cada ato. Todo o processo deve ser gerido com o intuito a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população seja com mobilidade, locais para moradia adequados ou políticas sociais para o aumento do bem-estar da população
O Governo por meio do estatuto das cidades estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *